segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012


A FIGUEIRA E O COLIBRÍ

Crônica

Desde a infância sou fascinado pela figueira, árvore que se destaca das demais em variadas nuances. A começar por ser uma das poucas árvores do conhecimento popular citada nos textos Bíblicos, a figueira é talvez a única que quando nasce, tem como hospedeira uma árvore morta, um tronco rente ao chão em estado de decomposição, uma casa abandonada deteriorada pelo tempo ou qualquer tipo de construção em ruína; entre as fendas de uma rocha ou de concreto armado de velhas pontes ou viadutos, calçadas e muros depreciados pelo tempo e descuido, ou até em árvores em pleno vigor ou palmeiras a produzir frutos. Há uma dessas palmeiras a qual chamamos no popular por coquinho doce, cujo nome próprio é “Gerivá”, que fora plantada ha quase vinte anos no quintal da casa de minha mãe. Creio ser essa a única palmeira no raio de alguns quilômetros a produzir frutos e atrair periquitos, maritacas e outros pássaros, para nossa alegria, além de curiosamente ha uns quatro anos ter-se tornado hospedeira de uma figueira que hoje mede cerca de um metro e meio de altura, agarrada ao tronco há cinco metros do chão, com suas raízes como filamentos em direção à terra.

A figueira adulta é a mais exuberante das árvores da Mata Atlântica brasileira. Ela tem tronco de grande diâmetro, galhos enormes, folhas grandes em formato oval, copa achatada que chama à atenção as pessoas por destacar-se das demais árvores na floresta. Também atrai grande variedade de pássaros, com seus frutos, os figos, quando maduros. Há uma dessas árvores que ficou sob meus cuidados desde que nasceu agarrada ao tronco de um pé de manacá que havia no quintal da casa de minha mãe, até que ao atingir meio metro de altura, mudei-a para um vaso plástico, regando e adubando-a até atingir um metro, quando a replantei num grande parque, o Parque dos Pássaros, de formato quadrado, com cerca de 20 mil metros quadrados, gramado, com algumas árvores mal cuidadas e circundado por mansões suntuosas.

Tive o cuidado ao plantá-la, de arrancar a grama num circulo de meio metro, adubando e regando-a no periodo da seca, até que um dia ao visitá-la, já com um metro e meio de altura, encontrei-a caída sobre a grama com o tronco cortado até o meio, pela roçadeira dos trabalhadores da manutenção do parque. Ela ainda estava verde apesar do maltrato sofrido. Voltei imediatamente à casa em busca de ferramentas, algumas estacas de madeira e fitas finas de plástico  com o que coloquei-a de pé, fiz atadura na parte cortada e circundei seu tronco com restos de construção, blocos de concreto e pedras de modo que as roçadeiras não mais a atingissem. Dentre as nuances de que falei no início,  está a de que minha figueira difere das demais no aspecto físico, ela tem o porte das coníferas, com três metros de diâmetro na parte inferior dos galhos, uns seis metros de altura, assemelhando-se a uma árvore de natal, completamente diferente das suas irmãs de copas achatadas.

Bem ...a essa altura hão de perguntar: “E o colibri”? Vamos lá, o colibri tem suas particularidades e toma parte nessa narrativa, ele é uma das menores aves e tem o vôo velocíssimo, o maior número de bater de asas de todos os de sua espécie, se alimenta principalmente do mel das flores, é valente para com os do seu porte e preferência alimentar, as saíras. Ao colocarmos água com açúcar em recipientes apropriados para atraí-los, eles expulsam as concorrentes violentamente, para longe da refeição da qual se sentem donos absolutos. Tive uma surpresa muito agradável da ultima vez que visitei minha figueira, de longe vi que seus galhos estavam carregados de frutos e ao me aproximar, vi voar dos primeiros galhos um colibri e ao olhar para o alto vi preso a um dos galhos o seu ninho. Ele pousara num dos últimos galhos no topo fugindo à minha presença, de lá expulsava outros pequenos pássaros que tentavam pousar.

Outra surpreendente particularidade do colibri, ha alguns anos passados à casa de minha irmã, Vera Leila, no interior de São Paulo, havia um ninho de colibri preso ao fio elétrico e junto à lâmpada que pendia do teto da área ao lado da sala, era inverno e o calor da lâmpada incandescente aquecia a mãe e seus filhotes, além de que ali estavam livres das aves de rapina. Pudemos ver por alguns anos seguidos, talvez a mesma mãe utilizando o ninho provavelmente sob alguns retoques.

Voltando à figueira, junto ao seu tronco, à sombra, havia uma garrafa de dois litros de água mineral, certamente de pessoas que fazem caminhada pela calçada que circunda o parque. Fiquei parado por alguns minutos refletindo no quão compensadores são nossos gestos de preservar e plantar arvores, e no quanto a natureza nos traz de retorno, oferecendo os frutos por alimento, os galhos para abrigar os ninhos e o repouso aos pássaros; a sombra para o descanso, o conforto e a reflexão para nós,seres humanos.

Enéas Antonio Pires – graduado em Letras, Português/Inglês

Um comentário:

  1. Grande amigo Enéas, desconhecia essa sua faceta de escritor e muito me alegra saber que por trás do excelente profissional na Schuler habita também essa pessoa sensível e talentosa. Parabéns por esta crônica !!! Vou me tornar leitor assíduo de seu blog.



    Abraços



    CABRERA

    ResponderExcluir